sábado, 28 de agosto de 2021

Segue a dica: Proteção e revitalização do patrimônio cultural no Brasil.

Aqui no blog vira e mexe falamos da importância de conhecer e se aprofundar na história. Conhecer o passado é uma forma de entender o presente e principalmente projetar o futuro.

Quando vamos intervir em um patrimônio cultural, o estudo e pesquisa do seu passado histórico, bem como a sua relação com a comunidade no presente, são imprescindíveis para podermos traçar as diretrizes do projeto de restauro.

Mas há uma outra história que também é necessário conhecer. É a trajetória da forma de pensar, de uma determinada época,  que geraram leis, decretos, secretarias, programas etc... a favor da preservação do patrimônio cultural.

Entender esse percurso também é importantíssimo!

Então seguem abaixo 03 indicações de leituras para aqueles que desejam se aprofundar no tema. 

As duas primeiras indicações falam da história da preservação no Brasil. 

O livro amarelo conta desde os primeiros projetos de lei dos anos 1920 até o começo dos anos 1980.

O segundo livro é uma coletânea de artigos, escritos e falas de Aloísio Magalhães, um dos personagens mais importantes (ao lado de tantos outros) que ajudou, nos anos 1970 e 1980, a transformar e resgatar  valores do anteprojeto de Mario de Andrade de 1936 até então adormecidos.

O terceiro e último livro é da historiadora francesa Françoise Choay que nos conta a história desde o monumento antigo até a era da indústria cultural do ponto de vista europeu.


*imagens da autora

Postado por Cristiane Py

Nenhum comentário:

Postar um comentário