terça-feira, 19 de setembro de 2017

Segue a dica: visita ao centro histórico de Santana de Parnaíba - SP

Acredito que muitos paulistanos não conheçam mas bem próximo da nossa cidade encontramos o centro histórico da cidade de Santana de Parnaíba reconhecido desde 1982 como Patrimônio Histórico pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. (DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO).
Fica tombado o Centro Histórico da Cidade de Santana de Parnaíba, [...], como conjunto de importância especial e de interesse maior por possuir valores de ordem histórica, arquitetônica e urbanística que o situam de modo relevante no Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo.

A cidade, fundada no ano de 1580, é um dos primeiros núcleos urbanos do interior de São Paulo, bem como também foi a pioneira na geração de energia elétrica. Além do patrimônio edificado, representado por construções em taipa (algumas já reconhecidas pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1958), a cidade também é rica em patrimônio imaterial (1), com festividades no decorrer do ano inteiro, recebendo um público numeroso.
Além de possuir interesse histórico e cultural, a cidade também faz parte de três  roteiros integrados, a saber: ela é o marco zero da rota turística denominada Caminho do Sol, com destino à Casa de Santiago, em Águas de São Pedro, rota inspirada na proposta do Caminho de Santiago de Compostela; é parte integrante do roteiro histórico-cultural conhecido como Roteiro dos Bandeirantes, que abrange 9 cidades relacionadas à expansão bandeirante; e também integra o Circuito Taypa de Pilão, roteiro turístico histórico-cultural de visitação em imóveis construídos em taipa e tombados pelo IPHAN.
Outro fator importante é concernente ao fato de que o centro histórico está localizado a apenas 35 km do maior centro metropolitano do país, a Grande São Paulo, de modo a poder receber turistas e estudantes sem a necessidade de realização de longas viagens ou de alojamento local.
Fica então a dica de passeio para o fim de semana!
* imagens da autora
Postado por Cristiane Py


1 - As festividades que constam no calendário da cidade são: Carnaval, Drama da Paixão, Festa do Cururuquara, Corpus Christi, Encontro de Antigomobilismo, Festa da Padroeira da Cidade, Presépio e Cantada de Natal. Além desses eventos, também tem-se a Feira de Artes e Artesanato e o evento Música da Praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário