O projeto de restauro, de autoria de Gonçalo Byrne, Patrícia Barbas e Diogo Lopes, segue a vertente crítico-conservativa e ganhou medalha de Prata em 2015 do Prêmio Internacional Domus Restauro e Conservação - Fassa Bortolo
Localizado na periferia de Lisboa, o teatro foi construído nos anos 20 do século XIX pelo Conde de Farrobo para uso privado. Em 1842 passa por uma reforma que lhe dá formas neoclássicas. Em 1862 o edifício perde a luxuosa decoração em função de um incêndio e por 150 anos fica em ruínas.
Em 2008 é encomendado pelo governo Português o projeto e a obra de restauro para converter as ruínas do Teatro em um espaço multiuso.
As ruínas antes da intervenção |
a fachada neoclássica após o restauro |
Abaixo segue um link com video falando mais detalhes do projeto:
* imagens da web - acesso em 06-07-2016
* Para mais informações sobre o projeto de restauro do Teatro Thalia acesse:
* Para mais informações sobre o Prêmio Internacional Domus Restauro e Conservação - Fassa Bartolo acesse: http://www.premiorestauro.it
Postado por Cristiane Py
Olá, sou estudante de Arquitetura e Urbanista da Universidade Unip, e estou desenvolvendo um trabalho de restauro sobre o Teatro Thalia, gostaria de saber a respeito da acessibilidade, pois não estou conseguindo localizar nos sites. Por gentileza teria a possibilidade de ajudar?
ResponderExcluirDesde já muito obrigada!