sexta-feira, 22 de julho de 2016

Paisagem Urbana - New York City - Manhattan


"Chegando a Nova York, a primeira reação é olhar para o alto. A dramaticidade da skyline de Manhattan é inigualável a de qualquer outra cidade do mundo"



Vamos usar esse guia, e as experiências de viagem, para falarmos dessa paisagem urbana representada por edificações de diversas épocas e estilos arquitetônicos.

Assim como o livro de Will Jones, vamos dividir esse post conforme o estilo arquitetônico e optamos por escolher edificações não tão conhecidas do público em geral.

Clássico - The Archive

The Archive, 666 Greenwich Street

Foi construído em 1899 para receber os arquivos federais e atualmente tem uso misto abrigando residências, mercado e lojas.

Ocupa um quarteirão inteiro e apesar das novas construções ao redor ainda domina a paisagem.

Na sua construção observamos os tijolos vermelhos, os detalhes em pedra de cantaria e os arcos romanos.

No séc. XIX era considerado um monumento à infraestrutura governamental e no séc. XXI é um marco de renovação e reutilização de edifícios históricos.

Renascimento - Cary Building

Cary Building, 105 Chambers Street
Construído em ferro fundido em 1856 para uso comercial, atualmente é um edifício residencial.

Na sua fachada ricamente decorada podemos observar as colunas gregas geminadas com capitéis que se inspiram nas ordens jônica e coríntia, a cornija que se projeta para a frente e o falso frontão com arabescos.

Os detalhes para imitar pedra chanfrada foram executados em ferro fundido, técnica que surgiu na revolução industrial e muito usada como elemento decorativo.

Art Déco - Chanin Building

Chenin Building, 122 E 42nd Street


Construído em 1929 para uso comercial possui 60 andares e 207 metros de altura.

Podemos reparar, nos andares inferiores, os diversos recuos e os contrafortes (provavelmente decorativos) em tijolo e pedra.

Início do Modernismo

New School of Social Research, 66 West 12th Street

Projetado por Joseph Urban em 1930 para uso educacional.

Na época da sua inauguração as pessoas ficaram surpresas e confusas pois achavam que a construção mais se parecia com uma fábrica.

Moderno e Pós-moderno

Hearst Magazine, 300 West 57th Street
Em 1928 a base com 6 andares do edifício foi projetada por Joseph Urban. Quase oitenta anos depois, em 2006, a torre com 46 andares é projetada pelo escritório Foster & Partners.

Na base em pedra observamos as colunas e relevos art déco e acima, na nova torre, o destaque é a estrutura triangular diagrid.

* imagens da autora e da web acesso em julho-2016.
* Para mais detalhes e mais informações das edificações de Nova York veja: Como Decifrar Nova York, Um guia visual da arquitetura da Big Apple, autor Will Jones, edições de janeiro.


Postado por Cristiane Py

Nenhum comentário:

Postar um comentário