quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Centro de Proteção Ambiental em Balbina e a importância da Conferência de Nara.


Patrimônio cultural do estado do Amazonas, o Centro de Proteção Ambiental em Balbina, de autoria do arquiteto Mario Emílio Ribeiro e do "arquiteto da floresta" Severiano Mário Porto, resgata técnicas tradicionais e regionais que se integram à natureza, ao clima e ao ambiente. 

O projeto consiste em uma complexa cobertura de estrutura de madeira que interliga, através de passarelas, os blocos do conjunto. A forma orgânica não é só predominante na implantação do complexo mas também nos encaixes entre pilares, vigas, caibros e ripas. Outros diferenciais são as telhas, em madeira muirapiranga, e as alvenarias internas que não se encontram com a cobertura permitindo, dessa forma, a livre circulação do ar.

A deterioração da edificação, segundo Guilherme Castro que participou do projeto, já era prevista desde a sua concepção, o que não justifica o estado de ruínas e abandono registrados em 2012 por Marcos Costa.

Olhando a imagem acima não podemos evitar a forte ligação com a arquitetura indígena brasileira e a importância da Conferência de Nara realizada em 1994.


"Num mundo que se encontra cada dia mais submetido às forças da globalização e da homogeneização, e onde a busca de uma identidade cultural é, algumas vezes, perseguida através da afirmação de um nacionalismo agressivo e da supressão da cultura das minorias, a principal contribuição fornecida pela consideração do valor de autenticidade na prática da conservação é clarificar e iluminar a memória coletiva da humanidade."

Conferência de Nara

os encaixes da estrutura

as passarelas
as alvenarias que permitem livre circulação de ar
a cobertura - detalhe para o lanternim
detalhe do beiral

*imagens da web - acesso em jan/2021
Postado por Cristiane Py - www.cristianepy.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário