terça-feira, 30 de junho de 2020

Os locais de rememoração em Soweto - Memorial e Museu Hector Pieterson

Alguns locais de rememoração na cidade de Soweto na África do Sul abrigam hoje memoriais e museus que nos contam um pouco da história da África do Sul nos tempos do Apartheid (regime de segregação racial que perdurou de 1948 até 1994).

Soweto foi uma região estabelecida em 1963 para abrigar a população negra, pois as leis do Apartheid não permitiam que negros morassem em áreas reservadas para brancos. 

Foco de resistência anti-racista a região presenciou vários confrontos entre moradores e polícia.

Em 1976, durante uma passeata de estudantes que reivindicavam melhores condições educacionais e contra algumas medidas tomadas pelo governo em relação às escolas das crianças negras, ocorreu um confronto com a polícia que ficou conhecido mundialmente como o Levante do Soweto, aonde dezenas (algumas estatísticas calculam centenas) de jovens foram mortos. Hector Pieterson de 13 anos foi uma das crianças baleadas e mortas.

Atualmente próximo ao local do Levante encontramos o Memorial e Museu Hector Pieterson.


"O Memorial e Museu Hector Pieterson é dedicado para preservar a memória do Levante do Soweto de 1976. O museu abriga uma coleção de testemunhos orais, fotografias, audios visuais e documentos históricos."

UNESCO
tradução livre da autora


Memorial Hector Pieterson. A esquerda imagem publicada mundialmente na época do confronto que se tornou a imagem do confronto. Hector Pieterson sendo carregado por outro jovem e sua irmã.
A esquerda da imagem temos a foto publicada mundialmente na época do Levante.
Hector sendo carregado por outro jovem e sua irmã ao lado.

Memorial Hector Pieterson 

Memorial Hector Pieterson 






*imagens da autora

Postado por Cristiane Py
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário