segunda-feira, 3 de junho de 2019

A preservação presente no universo infantil - Carros

Eu confesso que fiquei com dúvidas sobre escrever ou não esse post, mas acabei me convencendo que as coincidências são tantas que vale a leitura!


Carros é um filme de animação produzido pela Pixar Animation em 2006.

A história é sobre um jovem corredor, Relâmpago Mc Queen, que durante uma competição se perde durante o translado e, por ter causado danos no pavimento da pequena cidade Radiator Springs, se vê obrigado a reparar os danos e conviver com os moradores antes de retornar para a competição.

Todo o filme se desenrola com um diálogo entre o novo e o velho. Abaixo seguem alguns exemplos:

Mc Queen é um novato, um carro de última geração, mas o seu patrocinador é um fabricante de óleos anti-ferrugem para carros antigos.


- aquele que se torna melhor amigo de Mc Queen é o caipira Mate, uma antiga caminhonete enferrujada.



- A cidade de Radiator Springs faz parte da Rota 66 que era extremamente movimentada e importante para a região até ser construída a auto-estrada, que fez com que a cidade ficasse estagnada e, de certa forma, parada no tempo. Radiator Springs me faz lembrar Ouro Preto que foi capital do Estado de Minas Gerais até a implantação de Belo Horizonte. Cidade que passou por um período de grande riqueza mas que depois ficou décadas no esquecimento.


- Assim como Ouro Preto foi "descoberta" pelos modernistas na década de 1920 e se tornado um símbolo da arquitetura brasileira dentro e fora do Brasil, Radiator Springs, no fim do filme, também é "descoberta" pela Copa Pistão.


- Radiator Springs se torna novamente movimentada, não mais por ser passagem obrigatória em uma rota principal mas sim por valores hoje tão cobiçados pelo Turismo Cultural. Ambiência, paisagens pitorescas e arquitetura.



- O juiz da cidade de Radiator Springs, Doc Hudson, condena Mc Queen a restaurar os danos na cidade, mostrando a preocupação com a preservação e a luta contra o vandalismo.

- Mas o personagem Doc Hudson se torna mais importante por outras 2 principais questões: 

- Primeira questão: Ele se torna um mentor para o jovem corredor, ensinando técnicas não mais conhecidas pelos jovens. A arte do saber-fazer passando de geração para geração assim como as técnicas tradicionais sendo ensinadas por professores como o Tinoco do curso do CECI para os jovens profissionais.


- A segunda questão é quando Mc Queen descobre a verdadeira identidade de Doc ao entrar em uma garagem e ver todas as suas memórias preservadas!




- No fim do filme, a cidade de Radiator Springs funda um museu sobre as memórias do grande ganhador da copa pistão Doc Hudson


- e depois de todas essas "coincidências" não posso deixar de pensar que o nome do patrocinador do Mc Queen não tenho sido inspirado no nome de um dos teóricos mais importantes da história da preservação John Ruskin. O patrocinador do Mc Queen além de ter um nome muito similar, Rust.eze, também acreditava na conservação dos antigos!

*imagens da web - acesso em junho-2019

Postado por Cristiane Py

Nenhum comentário:

Postar um comentário