Hoje irei apresentar um museu muito interessante mas conhecido por poucas pessoas, apesar dele se localizar em uma das cidades mais visitadas do mundo, a cidade eterna - Roma.
Quando comecei meus estudos em restauro e preservação, em um curso livre do Museu de Arte de São Paulo - MASP, este projeto foi apresentado aos alunos, mas só esse ano tive oportunidade de conhecer pessoalmente.
A Centrale Montemartini é um museu instalado na antiga termoelétrica da cidade, em uma edificação de 1912. Nos anos 90 a cidade de Roma precisou de um espaço provisório para guardar parte do acervo dos Museus Capitolinos que passariam por reformas, e a exposição, a principio provisória, se tornou permanente com um acervo de peças do império romano e grego que foram encontradas em escavações para obra do metrô de Roma.
O espaço impressiona quando encontramos, no mesmo local, o passado antigo da era grego-romana e o passado recente da era industrial. No andar inferior também temos peças do império egípcio.
Aconselho aos visitantes observarem não só as esculturas antigas e os maquinários mas também as técnicas construtivas da edificação. O trabalho de escaiola, também usado aqui no Brasil para revestimento de paredes e colunas, impressiona!
Detalhes da edificação: piso em mosaico, escaiola nas paredes e ferro fundido das luminárias |
escaiola, técnica que imitava mármore, também utilizada no Brasil |
Detalhe da técnica de escaiola |
*** para mais detalhes sobre o museu Centrale Montemartini acesse www.centralemontemartini.org
Postado por Cristiane Py
Nenhum comentário:
Postar um comentário