terça-feira, 29 de agosto de 2017

Jornada do Patrimônio: a técnica do micro jateamento.

No fim de semana dos dias 19 e 20 de agosto aconteceu na cidade de São Paulo a Jornada do Patrimônio. Foram 2 dias de visitas a imóveis históricos, roteiros de memória, oficinas, palestras e apresentações artísticas.

A programação foi ampla, atingindo todas as regiões da cidade, o que torna bem complicado falarmos da Jornada por inteiro, por isso selecionei, para este post, apenas a oficina Os Desafios da Limpeza de Superfícies de Edificações Históricas: o caso do Theatro Municipal.

Acho importante comentar que em 2015 desenvolvi um trabalho sobre cantaria para o Curso de Gestão de Restauro do CECI. Neste trabalho segui um roteiro no Centro de São Paulo analisando os danos e as patologias em pedras de cantaria. O Teatro Municipal fazia parte desse roteiro e um dos maiores danos na cantaria do teatro verificado na época foi o grafitismo (pichação).

Na oficina da Jornada tive oportunidade de participar da limpeza que está sendo executada na fachada incluindo a limpeza do grafitismo, patologia já verificada em 2015.

A técnica, testada e adotada pelo escritório Pires Giovannetti Guardia, foi o do microjateamento com areia garnet abrasiva. O trabalho foi nos apresentado pelos arquitetos Juca Pires e Mariana Rillo e realizado pela equipe do escritório.

Abaixo algumas imagens do processo.

aplicação do microjateamento com areia garnet abrasiva.
Importante falar que a pressão do jato bem como a sua duração foi testada previamente em cada superfície.
parte superior grafitismo não removido
parte inferior grafitismo removido
grafitismo removido. Percebe-se um pequeno clareamento na área aonde foi aplicado o micro jateamento
Após a limpeza, é aplicado, por pulverização, um produto unimineral para proteção da cantaria. Esse produto não permitirá que a tinta de futuros atos de vandalismo se impregne na cantaria, permitindo uma fácil remoção.

O trabalho da limpeza do grafitismo na fachada poderia ter sido evitado se a sociedade tivesse consciência do valor histórico e cultural do monumento ou seja, investimentos devem ser feitos não só para o desenvolvimento de técnicas para preservação e restauro do Patrimônio Edificado mas também para a Educação Patrimonial que, ao meu ver, deve ser iniciada já na educação infantil.



*imagens da autora - 19-08-2017

Postado por Cristiane Py

Nenhum comentário:

Postar um comentário