quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Frase inspiradora:

"A relação entre uma nova intervenção arquitetônica e a arquitetura já existente é um fenômeno que muda de acordo com os valores culturais atribuídos tanto ao significado da arquitetura histórica como às intenções da nova intervenção.

Daí se conclui que é um grande erro pensar que se possa formular uma doutrina permanente ou, pior, uma definição científica da intervenção arquitetônica. Ao contrário, apenas compreendendo caso à caso os conceitos que fundamentam a ação é possível distinguir as características que essas relações assumiram no decorrer do tempo. O projeto de uma nova obra de arquitetura não somente se aproxima fisicamente da que já existe, estabelecendo com ela uma relação visual e espacial, como cria uma interpretação genuína do material histórico com o qual tem de lidar. De modo que esse material é objeto de uma verdadeira interpretação que explícita ou implicitamente se associa com a nova intervenção em toda a sua importância."

Ignasi de Solà-Morales Rubió

* trecho do texto Do contraste à analogia: novos desdobramentos do conceito de intervenção arquitetônica em Uma Nova Agenda para a Arquitetura, organizadora Kate Nesbitt, pag. 254


postado por Cristiane Py

Nenhum comentário:

Postar um comentário