Em 1994 no Japão foi realizada a Conferência de Nara. Concebida seguindo o espírito da Carta de Veneza de 1964, esta conferência foi uma resposta à globalização, alargando os conceitos referentes ao Patrimônio Cultural.
"Todos os julgamentos sobre atribuição de valores conferidos às características culturais de um bem, assim como a credibilidade das pesquisas realizadas, podem diferir de cultura para cultura, e mesmo dentro de uma mesma cultura, não sendo, portanto, possível basear os julgamentos de valor e autenticidade em critérios fixos. Ao contrário, o respeito devido a todas as culturas exige que as características de um determinado patrimônio sejam considerados e julgados nos contextos culturais aos quais pertençam."
A conferência desafiou o pensamento tradicional e eurocêntrico a respeito do reconhecimento, conservação e restauração do patrimônio cultural. Voltada para a discussão da autenticidade de um bem cultural, ela reconheceu que a diversidade cultural não permite estabelecer critérios fixos para atribuição de valor, devendo ser levado sempre em conta os contextos culturais.
Ponte Inca Q`eswachaka |
Na imagem acima, vemos a Ponte Inca Q`eswachaka em Cuzco no Peru.
Esta ponte de corda torcida é reconstruída à cada 2 anos desde o Império Inca pelas comunidades locais e faz parte do sistema viário andino Qhapaq Ñan (Caminho Inca) reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2014.
O ritual de sua reconstrução recebeu em 2012 menção honrosa do Prêmio Internacional Domus Restauro e Conservação Fassa Bartolo.
O reconhecimento por parte da UNESCO e a menção honrosa do prêmio italiano de restauro foram resultados da ampliação dos conceitos de Patrimônio Cultural discutidos na Conferência de Nara de 1994.
O reconhecimento por parte da UNESCO e a menção honrosa do prêmio italiano de restauro foram resultados da ampliação dos conceitos de Patrimônio Cultural discutidos na Conferência de Nara de 1994.
*imagens da WEB
** para mais informações sobre a ponte Q`eswachaka acesse:
postado por Cristiane Py
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