quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Tecnologia a favor do Patrimônio Edificado



A imagem acima é uma Nuvem de Pontos da Igreja Armamar (Portugal) feita por levantamento a Laser Scan. A imagem está colorida pois as informações da Nuvem de Pontos foram cruzadas com o registro 360o HD de fotografias. Essa tecnologia consegue fazer um as built 3D completo de informações em poucas horas de trabalho em campo. 

A Nuvem de Pontos e o registro das imagens são feitos por equipamentos distintos mas simultaneamente, por isso, além da Nuvem de Pontos, o trabalho em campo também fornecerá, em poucas horas, um levantamento fotográfico completo da edificação ou do sítio histórico.

Após esse levantamento à laser caberá ao profissional transformar a Nuvem de Pontos em desenhos gráficos 2D ou 3D para programas como AutoCad e Revit. Essa etapa do processo requer mais horas de trabalho.

Os primeiros levantamentos a laser realizados no Patrimônio Cultural Edificado Brasileiro foram executados por profissionais estrangeiros mas, felizmente, essa tecnologia já está disponível aqui no Brasil e nosso escritório já está oferecendo esses serviços em obras de retrofit e restauro.

A tecnologia à favor do Patrimônio Edificado!!!!

* imagens da web - acesso em set/2016

Postado por Cristiane Py

Nenhum comentário:

Postar um comentário