segunda-feira, 20 de junho de 2016

Carlos A. C. Lemos - Como nasceram as cidades brasileiras


Na última sexta-feira tivemos o lançamento do livro Como nasceram as cidades brasileiras do querido professor Carlos A. C. Lemos.

Como o autor adianta na Explicação Necessária, o livro é destinado à juventude com breve e despojado texto.

Ainda na introdução encontramos:

"Nas cidades, o tempo foi vagarosamente acumulando vivências mil e experiências infinitas, cujas as histórias não devem ser esquecidas nos dias atuais, pois elas captam ao longo dos séculos os esforços, trabalhos e sonhos de tantas gerações passadas. Ali estão presentes todos os bens da cultura material, implicando o pensamento e o saber fazer daqueles que já se foram. A mocidade não deve permitir que todas aquelas experiências de vida coletiva ali materializadas sejam esquecidas. O patrimônio ambiental urbano é a impressão digital da cidade, vem dos primeiros dias dos povoados pioneiros. Todos devem lutar pela sua salvaguarda. A cidadania começa por aí."
Carlos A. C Lemos

O autor tem vários livros publicados que são leituras indispensáveis para quem quer se aprofundar no tema: Citamos abaixo alguns deles:

- Alvenaria Burguesa
- Casa Paulista
- O que é Arquitetura
- Da Taipa ao Concreto
- O que é Patrimônio Histórico
- Arquitetura Brasileira

No evento encontramos técnicos e funcionários dos órgãos de preservação, professores, profissionais que trabalham na área, associados da ASSEER entre outros.

Carlos Lemos e Toninho Sarasá do Estúdio Sarasá

*imagens da autora - 17-06-2016

Postado por Cristiane Py

Nenhum comentário:

Postar um comentário