quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Segue a dica: Revista Restauro


No último sábado foi lançado, no Museu da Casa Brasileira em São Paulo - SP, o primeiro número impresso da Revista Restauro. Este periódico, disponível em plataforma digital desde 2016, é voltado para a publicação de artigos originais, entrevistas e resenhas que tenham como foco a preservação, conservação e restauro do patrimônio cultural.

Tendo como editoras Manoela Rossinetti Rufinoni, Iná Rosa da Silva e Vanessa Kraml, a revista mantém, pela plataforma digital, uma edição a cada 6 meses e é composta por seções distintas sendo elas: teorias; patrimônio e memória; intervenções; no canteiro; museus e acervos; saberes e fazeres; ciência e tecnologia; resenhas; pesquisa e projetos.

Na primeira edição impressa, encontramos artigos que falam: da carreira de Benedito Lima de Toledo; do programa Keeping It Modern da Getty Foundation e o projeto de conservação preventiva elaborado para o edifício Vila Nova Artigas; da obra de restauro da Capela Santa Luiza pertencente ao conjunto do Hospital Matarazzo e que teve sua fundação refeita para abrigar níveis de subsolo sob ela; da longa história do Museu Paulista (Museu do Ipiranga) que culminou em um concurso para projeto de restauro do museu; entrevista com o querido professor Jorge Eduardo Lucena Tinoco que conta para os leitores um pouco da sua vida profissional e sua paixão pelo patrimônio; entre outros.

Para aqueles que perderam o evento e a revista impressa, segue o site da plataforma digital. Não deixem de acessar pois o conteúdo é rico e informativo:



* imagens da autora
Postado por Cristiane Py

Nenhum comentário:

Postar um comentário